terça-feira, 5 de outubro de 2010

O Museu de Arte de Belém (MABE) está localizado no Centro Histórico da cidade e, pensando em sua responsabilidade em participar da conservação e preservação de nosso patrimônio, durante a Primavera de Museus 2010, montamos uma ação educativa no entorno do Museu.
Saindo do MABE e caminhando pelas ruas do bairro da Cidade Velha, os participantes ouviram um pouco sobre o processo de formação e urbanização da cidade, suas edificações, ruas e praças; sobre a importância em valorizar nosso patrimônio; e fotografaram aqueles locais e detalhes que mais lhes despertavam a atenção. As máquinas usadas eram digitais e dos próprios participantes, que foram convidados a nos enviar suas fotos para que montássemos uma exposição virtual.
Criamos, então, um blog para abrigar a exposição. Selecionamos algumas imagens captadas pelo grupo, no intuito de chamar a atenção para as belezas que encontramos no caminho, bem como para o cuidado que devemos ter para com elas. Não buscamos, com esta atividade, o rigor técnico, uma vez que não estávamos lidando com profissionais, mas sim estimular o olhar sobre a cidade. A seleção das imagens a serem expostas se deu pela sensibilidade em salientar certos detalhes que por vezes passam despercebidos e pelo cuidado em registrar ações de agressão contra o patrimônio. Esperamos, com essa ação, estimular novos olhares.

Moema Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário